segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Romance histórico Marvão e Ammaia - o Paraíso Prometido

por Teresa Simão

No passado dia 28 de novembro de 2015, teve lugar, na Casa da Cultura de Marvão, o lançamento do romance Marvão e Ammaia – O Paraíso Prometido, da autoria de Florival Lança e editado pelas Edições Colibri.



O presidente da Câmara Municipal de Marvão abriu a sessão, seguiram-se algumas palavras de Fernando Mão de Ferro, o editor, cabendo a apresentação desta obra a Emília Mena, Diogo Júlio e Fernando Gomes. As palavras finais foram proferidas, como é da praxe, pelo autor. Florival Lança, atualmente a residir em Corroios, mas natural de uma pequena aldeia de Santiago do Cacém, confidenciou-nos que encontrou a inspiração para a construção deste romance um dia em que visitou Marvão na Al–Mossassa. Ao passear de noite pelas ruas do burgo, sentiu que “todo o festival era intrínseco” e imediatamente começou a imaginar como teriam sido as vivências noutros tempos.



Ainda que, na minha perspetiva de marvanense e leitora, o lançamento fizesse mais sentido no castelo de Marvão ou na Ammaia, já que são espaços muito citados na obra, a Casa da Cultura acolheu nessa tarde um momento importante para a projeção do município de Marvão e para a dinamização da ficção sobre um espaço que a todos encanta; tanto os naturais/residentes, como aqueles que o visitam. Esperemos, pois, que este romance funcione também como um incentivo para o surgimento de futuras obras literárias e/ou que tematizem o potencial da região e das suas gentes.

Síntese e comentário à obra:

 

Prefaciado pelo medievalista Bernardo de Vasconcelos e Sousa, estamos perante uma obra cuja ação se desenrola essencialmente no território que hoje corresponde ao concelho de Marvão, em pleno século XI, num tempo de múltiplos conflitos entre cristãos e muçulmanos, bem como no seio dos diversos grupos que os constituíam.

Desde o início até ao final, este romance histórico revela-se um verdadeiro hino ao concelho de Marvão, pois muitas são as descrições hiperbólicas do território marvanense, sobretudo na zona amuralhada, na Ammaia e na zona dos Vidais. Ainda que a trama seja repleta de combates, vinganças, traições; Marvão, e em especial o espaço intramuralhas, é sempre apresentado como um espaço idílico, que transmite tranquilidade à maioria das personagens, um local onde se tem acesso à tão almejada paz – “vos dou as boas-vindas ao paraíso na terra: Marvão!”/ “Paz era Marvão!”.

A este espaço chega a família de Ibn Abu Talid e Zayra. Se para os adultos Marvão representava um lugar de sossego relativamente a outros espaços mais movimentados de onde vinham fugidos, um local “onde a roda do tempo mais parecia que não rodava”; para os mais novos foi uma desilusão, pois ali nada acontecia.

Quando tudo decorria dentro da normalidade e a família já estava perfeitamente enquadrada na comunidade local, eis que Ibn Abu Talid foi assassinado, o que veio originar uma série de mudanças no seio da sua família, ao ponto de um escravo, Mohamede, passar a assumir grande protagonismo e obrigar a viver mal a família que sempre o acolheu.

Os anos passaram e Ahmed Mottalib, o filho do casal, expulsou Mohamede de Marvão, o que veio a gerar uma sede de vingança que motivará muitos dos confrontos/ tragédias que se viverão neste território ao longo da obra, sendo o mais dramático a decapitação da jovem Dyamylya Yassin.

Morta a sua amada e descobertos alguns crimes encomendados por sua mãe, Ahmet Mottalib tornou-se um valente e perspicaz guerreiro, movido pela vingança,  que somente em Marvão encontrava o reencontro e a reconciliação consigo próprio, pois, para si, “era doença e bálsamo, alegria e solidão, enfim…uma droga” da qual não se queria libertar. Quando Badajoz foi invadido e Ahmet foi ferido pelos cristãos, voltou a refugiar-se em Marvão e aí o amor despertou nele novamente, desta vez pela jovem Iiarin. Embora pertencentes a religiões diferentes, a força desse amor levou-a a converter-se à religião muçulmana e assim tudo acabou em harmonia.

No final, o autor desafia o leitor, convidando-o a visitar Marvão e assim poder atestar se a lenda que apresenta será ou não verdadeira.

Recorrendo a diversas descrições, algumas até um pouco excessivas, o narrador conduz o leitor ao século XI e fá-lo sentir mais um membro de toda aquela comunidade, deambulando pelos trilhos de Marvão e vivendo de acordo com os costumes árabes. Uma trama interessante, apimentada com alguns crimes e a vontade de compreender as suas motivações, bem como os seus mentores, prende ainda mais o leitor, tornando a leitura, para além de agradável, viciante.

Estamos, assim, perante uma obra que aconselho vivamente a ler, quer ao leitor comum, quer especialmente a quem conheça Marvão, aqui tão bem retratado.


2 comentários:

  1. Cara Teresa, obrigado por este excelente trabalho de divulgação de actividades culturais do concelho de Marvão.
    Não é todos os dias que alguém escreve um livro de 300 páginas sobre Marvão e as suas gentes, mesmo que romanceado e, passado que foram 1 000 anos sobre o que por lá se conta.

    Estou a começar a ler, não tenho por isso uma opinião formada, nem sobre a “estórea” nem sobre a escrita. Mas pelo que já li, estou agradado, e quero agradecer a Florival Lança o ter escolhido as terras onde nasci para dar largas à sua imaginação. A ele, e todos aqueles que tornaram a obra possível, deixo o meu obrigado.

    À Teresa, seja bem-vinda a estas coisas da blogosfera. Ficamos à espera do próximo..., “Post”!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João, penso que irá gostar da obra; através dela podemos viajar por Marvão de outra forma.

      Eliminar