quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Feira “Terra a Terra” – Ou o faz lá tu para ver se sabes fazer...

por Nuno Pires


Um dos eventos propostos pelo Partido Socialista (PS) nas suas propostas eleitorais de 2013, era a criação de um grande evento anual, a Feira “Terra a Terra” em Santo António das Areias, com vista a contribuir para o desenvolvimento económico local, e em simultâneo, um piscar de olho ao turismo do concelho para promover os produtos locais e, ajudar assim, os nossos produtores na divulgação e comercialização dos mesmos.

No final de 2014, através de proposta do PS de Marvão, o Executivo da CM de Marvão incluiu esta Feira no Orçamento de 2015, e agendou a realização da dita Feira em Abril, por altura das Festas São Marcos, na povoação de SA das Areias. Esta atitude levou a que, o Vereador do PS na câmara municipal, saudasse a iniciativa, fazendo constar até na Declaração de Voto sobre o Orçamento 2015 a seguinte referência. “Saudamos a inclusão da nossa proposta para a realização da - Feira Terra a Terra, que pode ser mais um evento que permita aos produtores locais a divulgação e escoamento de algumas das suas produções. Este evento servirá para incentivar os produtores locais e contribuir assim para uma dinâmica mais agressiva no desenvolvimento (...) do mercado de Páscoa. Fazemos votos que a organização deste evento possa ser de forma ambiciosa, com um planeamento adequado e com objectivos bem definidos. Só assim conseguimos deslumbrar resultados positivos.”

Figura 1 - O sonho!


Estava claro que, uma iniciativa destas com os contornos supra citados, os dirigentes do PS estariam a pensar numa “iniciativa” que, no futuro, pudesse rivalizar até, quem sabe, com os outros grandes eventos do concelho, como são a Feira da Castanha ou a “al mossassa” (cada uma à sua maneira); e não num pequeno evento tipo “mercado local semanal dos sábados”, um pouco mais composto, que foi o que, na prática, acabou por suceder. E foi assim porque, à boa maneira deste executivo, não se programou a Feira, fez-se tarde e a más horas em cima do joelho, não se implicaram os interessados, não se pediu ajuda a quem sabe...; e o resultado, foi aquele que se viu. 

Figura 2 - O resultado em 2015


Agora temos aí agendado, nas actividades para 2016, a II edição da Feira “Terra a Terra”, possivelmente no mesmo mês (Abril) e no mesmo local (SA das Areias), mas que mais parece o vê lá se não me chateias que isto só está aqui para te fazer a vontadeou, se queres faz tu para eu ver se sabes fazer! Pelo menos a julgar pelo que se lê na Acta da Reunião de Câmara do último dia 2 de Novembro e que aqui transcrevo, sobre como o assunto foi tratado entre o Vereador Castelinho e o Presidente Vítor Frutuoso: 

E assim é tratado o desenvolvimento económico em Marvão. Não admira assim que, sejamos um dos concelhos com piores indicadores económicos a sul do Tejo, e de quase todo o país.

Em minha opinião, concordo com a última resposta dada pelo Vereador Carlos Castelinho, não compete ao PS, enquanto partido sem pelouros atribuídos, andar a desenvolver actividades que cabem ao executivo, por isso é que lhes pagamos, e não é pouco: 3 dirigentes (1 presidente e 2 Vereadores) e um assessor a tempo inteiro. Mas, por outro lado, seria de bom-tom para o Partido Socialista, pelo menos apresentar um Projecto prontinho a executar, que nem seria muito difícil; e pô-lo em cima da secretária do Presidente Vítor Frutuoso. Se o executassem todo o concelho beneficiaria, e ficaria um bom exemplo de prática política.

Sem comentários:

Enviar um comentário