segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Sessão de Apresentação do Movimento - Marvão para Todos


Teve lugar no sábado dia 31 de Outubro de 2015, na Casa da Cultura em Marvão, a Sessão de Apresentação do Movimento Independente Marvão para Todos, com sala cheia de marvanenses e Comunicação Social do distrito.


O Marvão para Todos foi apresentado por 10 pessoas: Adelaide Martins, Fernando Bonito, João Bugalhão, José Manuel Baltazar, Jorge Rosado, Luís Barradas, Nuno Pires, Pedro Sobreiro, Teresa Simão e Susana Teixeira.



 A Sessão de Apresentação foi moderada por Fernando Bonito. Coube a Teresa Simão e Nuno Pires apresentarem as mensagens de apresentação, cujas comunicações aqui se publicam. Na segunda parte os membros do grupo responderam a questões colocadas pelos marvanenses e pela comunicação Social, numa sessão que se estendeu por mais de 2 horas.

 Comunicação de Teresa Simão:

"Apresentação do historial do grupo e sua essência"

·  Como sabem, somos todos naturais do concelho de Marvão ou com fortes ligações a este concelho e, nos últimos anos, temos assistido atentos ao que nos rodeia. Assim, para além da nossa origem e das nossas ligações à terra, todos partilhamos o sentimento de que, nos últimos anos, tem existido uma governação do concelho de Marvão com a qual não nos identificamos!
 
· Por outro lado, no dia-a-dia, verificámos (e muitos marvanenses nos foram transmitindo isso) que não se vislumbra em Marvão uma alternativa consistente que possa alterar o rumo desta situação.

· Temos notado ainda que, face à atuação da maioria dos políticos, os cidadãos estão cada vez mais afastados da política (e dos partidos), considerando a mesma uma atividade pouco digna. No entanto, esta é uma área incontornável na vida em sociedade, pois é neste âmbito que se fazem as escolhas que vão influenciar a vida de todas as pessoas. Portanto, se nos afastarmos da política, essas escolhas ficarão nas mãos de pessoas nem sempre competentes, nem dignas dos cargos que ocupam!

· Concluímos, assim, que, apesar de não estarmos na “política ativa”, face a este cenário e gostando do nosso concelho, era urgente mostrar a nossa disponibilidade para ajudar a inverter a situação. Somos pessoas eminentemente independentes, sendo que o que nos une é o amor e o respeito à terra que nos viu nascer e/ou serviu de berço às nossas vivências. Estamos, pois, disponíveis para ajudar a alterar o cenário político do concelho de Marvão.
Assim, apresentamo-nos como uma equipa:
·  muito heterogénea, mas coesa;
· com grande capacidade de trabalho e que se envolve a 100% nos projetos;
· temos ideias próprias, gostamos de partilhá-las e estamos sempre abertos a novas sugestões;
·  planeamos e organizamos as nossas iniciativas atempadamente;
·   defendemos uma visão estratégica para desenvolver o enorme potencial de Marvão;
·  Tal como o nosso nome indica, defendemos um concelho de Marvão para Todos, sem clientelismos e benefícios de uns em detrimento de outros;
· Enfim, somos uma Equipa que aqui se apresenta para servir o concelho, completamente imbuída pelo espírito de missão que nos une.

Ainda que só hoje nos apresentemos, …

· Há muito que começámos a trabalhar num projeto de mudança, precisamente porque achamos que é possível fazer muito melhor! Na verdade, este é um caminho que começou a ser trilhado há já cerca de um ano e que hoje assinala aqui uma importante etapa. Ao longo deste tempo, o grupo foi amadurecendo, sedimentando ideias, foi ganhando coesão e confiança nos seus ideais. Foi também ganhando mais aderentes (nós somos apenas os rostos de um já vasto grupo de marvanenses);

· Esta é a grande diferença relativamente a outros processos políticos alternativos que temos presenciado em Marvão. O nosso projeto, com tempo, parte das ideias, dos valores, dos perfis das pessoas; em vez de partir unicamente da escolha de uma pessoa a candidato a presidente da câmara e só depois se pensar no mais importante.

· Trata-se de um grupo independente, suprapartidário, cujos membros têm o seu valor não pela posição que ocupam no partido A, B ou C, mas sim pelo que são, pelos valores que representam e pelo que valem enquanto seres humanos, elementos socialmente ativos e também pelas suas competências.

·  “Nada contra ninguém, tudo pelo concelho de Marvão” é o nosso lema.

·  O nosso partido é o concelho de Marvão.

· Por isso, este é um grupo que pretende aglutinar e mobilizar, isto é, que pretende UNIR todos aqueles que, independentemente da sua ideologia, não se revejam no atual exercício do poder ainda em funções, que partilhem os nossos ideais e queiram, em conjunto e de forma harmoniosa, continuar a trilhar esta caminhada.

·  Uma caminhada que deixará pouco espaço para o amadorismo e que colocará sempre os interesses do concelho de Marvão acima dos interesses pessoais e partidários, que, muitas vezes, lamentavelmente, se confundem e têm prejudicado o desenvolvimento da nossa terra.

· Estamos conscientes de que ainda há muito para andar, mas também estamos convictos de que, se juntarmos todos aqueles que se reveem em valores como a independência, transparência, confiança, proximidade, frontalidade, rigor, sustentabilidade e justiça, o percurso será proveitoso, possibilitando atingir o objetivo. Isto é, ver a gerir o concelho de Marvão uma EQUIPA de pessoas envolvidas, idóneas, competentes e que deem o exemplo.

Comunicação de Nuno Pires:

Amigos Marvanenses, chegou o momento para que os responsáveis na gestão do nosso concelho possam governar para todos os Marvanenses, de igual modo e com o devido valor;

É necessário o exercício da democracia no seu sentido pleno, na defesa da justiça, da ética e da equidade nas ações políticas;

Defendemos uma relação transparente entre a Autarquia e os Munícipes, descentralizada… designadamente com a prestação de informação periódica das atividades de governação, com a auscultação dos marvanenses, das várias associações e forças vivas do concelho, com a participação de todos nos processos de decisão;

Temos que inverter a tendência que existe em esperar que as pessoas participem na política, indo ao encontro delas e fazendo com que a política chegue as pessoas, motivando – as á participação, fomentando assim propostas e decisões mais participadas.

O Concelho de Marvão precisa de um projeto mobilizador e abrangente, que se foque nas pessoas e nas suas reais necessidades, a fim de promover o seu bem-estar;

Agradecemos hoje a v/presença, pois este é o 1º sinal da mobilização necessária para o projeto que todos juntos queremos construir.

O Concelho de Marvão necessita de contar com pessoas dinâmicas, totalmente disponíveis, exclusivamente focadas na atividade do Município e nas necessidades dos Marvanenses, pessoas que trabalhem com paixão, em harmonia e em EQUIPA, dando voz a todos e sabendo rentabilizar o que cada um dos seus membros tem de melhor;

É necessário compromisso e harmonia Amigos Marvanenses!

É fundamental que os nossos gestores Autárquicos dediquem Exclusivamente o seu tempo á gestão desta nossa terra, a terra muitos de vós escolheram para viver.

Só assim poderemos ambicionar um concelho com condições para reter os residentes e atrair novos habitantes.

Marvão necessita urgentemente de reforçar as relações com o exterior, de forma digna, com vista a conseguir maior projeção dos seus interesses e da imagem do nosso concelho. E participar em parcerias estruturantes para o desenvolvimento do concelho e da região.

Ø O Nome MARVÃO;
Ø A Marca MARVÃO;
Ø Os Produtos de MARVÃO;
Ø O nosso Património;

São ingredientes mais do que suficientes para que qualquer gestor possa estabelecer e fortalecer relações com o exterior potenciando assim a nossa economia local.

Todos em conjunto, temos que contribuir, na defesa e gestão do nosso património, da nossa cultura, do nosso território de forma integrada;

O Concelho de Marvão necessita ter e implementar uma estratégia global de desenvolvimento sustentável, que aproveite e maximize o seu enorme potencial, quer Natural, e que é único, quer o que decorre da força das suas gentes, da força do Associativismo existente no sentido de suster a tendência de despovoamento a que temos assistido.
         
Uma palavra para todos os dirigentes Associativos presentes, mas também para aqueles que hoje não podem estar. O Associativismo no Concelho de Marvão é um aspeto que cada vez mais temos de respeitar. Estas pessoas que de forma voluntária dirigem Associações e Instituições têm um papel importantíssimo na Sociedade Marvanense, não só pelo tempo que dedicam em torno do projeto, mas principalmente pela importância que têm na economia local, criando postos de trabalho importantes na fixação de pessoas.

Portanto, é necessário construir uma alternativa política abrangente, coesa, com sentido de SERVIR e de MISSÃO, sector a sector, pelouro a pelouro, política a política, àquilo que tem sido a gestão do dia-a-dia e que é do conhecimento de todos está longe naturalmente de corresponder aos interesses dos Marvanenses.
Exemplo desta política abrangente necessária é a base do nosso grupo, composta por pessoas com várias sensibilidades políticas, mas que nos une é o Concelho de Marvão

Em suma:

No concelho de Marvão, necessitamos de uma gestão autárquica estruturada, inovadora e centrada nas pessoas, para melhorar a sua condição de vida. Para esse efeito, a GESTÃO autárquica terá de ser revigorada, o que implica, por parte de todos nós, a afirmação duma nova forma de gerir, com planeamento e com o envolvimento de uma EQUIPA coesa que dê o exemplo, uma Equipa que dedique exclusivamente as suas capacidades em torno do concelho de Marvão e disponível para estar próximo de todos o Marvanenses.

Este compromisso implica, naturalmente, desenvolver uma nova forma de fazer política, que contrasta com a política da casualidade, do amadorismo, do arbítrio e da parcialidade que agora aqui encontramos. Chegou o momento de AGIR e por fim a política do REAGIR!

O Concelho de Marvão tem de AGIR!

Os nossos futuros responsáveis políticos têm de ser responsáveis para que o nosso concelho seja uma referência na potencialização das suas caraterísticas.
Para isso Amigos Marvanenses, precisamos da vossa reação para esta mudança.
Tal significa que aquilo que motiva este grupo de homens e de mulheres independentes e livres, que deseja promover o desenvolvimento de Marvão, radica numa eficiente gestão dos recursos naturais do concelho e promoção da qualidade de vida das comunidades, de uma forma sustentável…, e tudo isso necessita, como sublinhámos, algo que não tem existido nesta última década, ou seja,

Ø PLANEAMENTO ESTRATÉGICO
Ø COMPETÊNCIA
Ø EXCLUSIVIDADE
Ø TRABALHO EM EQUIPA.

É, assim, urgente implementar novas metodologias para a Gestão do concelho, consequência do levantamento rigoroso e exaustivo dos problemas locais e no planeamento, conservando pessoas e mantendo uma proximidade com todos os que nasceram na nossa terra e todos aqueles que escolheram o concelho de Marvão para viver.

É importante que saibamos ouvir todos os Marvanenses, para que possamos contribuir para uma melhor resolução dos problemas.

Uma GESTÃO levada a efeito por pessoas idóneas, honestas, envolvidas, com competências comprovadas, com dedicação exclusiva à gestão camarária e capacidade de trabalhar em EQUIPA… capazes de desenvolver a prestação, de forma estruturada, de bons serviços aos munícipes e de implementar uma estratégia de desenvolvimento para o concelho de Marvão, que aproveite o seu enorme potencial.

Afirmamos assim, aqui, a nossa confiança e disponibilidade para, em conjunto, promovermos essa mudança, mobilizando e UNINDO todos aqueles que partilhem destas nossas ideias e ideais, com o intuito de, TODOS JUNTOS, apresentarmos uma alternativa vencedora nas autárquicas de 2017.

Ø AMIGOS MARVANENSES É UM ORGULHO ESTAR CONVOSCO NESTE DIA.
Ø É UMA HONRA PERTENCER A ESTE GRUPO
Ø VIVA O CONCELHO DE MARVÃO
Ø VIVA OS MARVANENSES
Ø JUNTEM-SE A NÓS!


No final da apresentação serviu-se um Marvão de Honra, com um animado convívio entre todos os presentes. Um agradecimento muito grande a todos os que nos honraram com a sua presença no dia do nosso nascimento: A TODOS MUITO OBRIGADO.





Sem comentários:

Enviar um comentário