sábado, 16 de janeiro de 2016

“Feliz” aniversário!

Por Nuno Pires

Hoje bem podia ser mais um daqueles dias em que o nosso Presidente Vítor Frutuoso poderia promover um Marvão d’ honra, chamar os jornalistas e convidar a população do concelho de Marvão para a comemoração de um 10º Aniversário.

Mas aniversário do quê? Perguntam vocês!

Pois é, faz hoje 10 anos que em reunião de câmara foi aprovado, a compra do loteamento do Vaqueirinho pelo preço de 100 mil euros ao Sr. Dr. Celestino Ventura Rodolfo. 10 anos passados, é visível o estado deste loteamento: abandonado, não cumprindo a sua função, sem condições para que se possa comprar lotes, e a decorrer um processo judicial que envolve o Município de Marvão e a construtora envolvida nas infra-estruturas.


Foto do Loteamentos Vaqueirinho em 2008


O Sr. Presidente Vítor Frutuoso que tanto defende a vantagem dos ajustes directos, defendendo que tal permite a possibilidade de se seleccionar empresas que dêem garantias, teve aqui mais um bom “presente” dos muitos com que tem sido brindado, e que posteriormente darei conhecimento em Posts futuros.

Toda a estratégia deste executivo para o Urbanismo e Habitação em 10 anos é um fracasso ruinoso, senão vejamos:

1 - Este executivo, assim que tomou posse em 2005, desatou a adquirir terrenos para construção de habitação que davam para construir mais de 50 habitações, nomeadamente: na Beirã, Santo António das Areias, Portagem e São Salvador de Aramenha. Quando as estatísticas já mostravam que isto não deveria ser uma opção prioritária, pois já existiam 2 apartamentos por família no concelho de Marvão;

2 - Nestes 10 anos, e nestes terrenos, não se construiu uma única casa! Só conseguiu reunir condições para vender 3 lotes no Loteamento de Santo António das Areias (2 à mesma pessoa). E mesmo assim, só em 2013 foi feita a hasta pública, para coincidir com o período do acto eleitoral das últimas autárquicas;

3 - Nos outros 3 Loteamentos um deles continua tal e qual o comprou, refiro-me ao da Beirã; o da Portagem, transformou-o numa Quinta Pedagógica (um projecto que até concorre com outros congéneres de iniciativa privada na mesma freguesia e prejudicando assim os poucos marvanenses empreendedores); e o do Vaqueirinho está conforme já referi.

4 - Com esta política “à vista” e sem planeamento, este executivo que não tem em conta as previsões de mercado, contribuiu claramente para o afastamento de investidores privados que investiram em loteamentos no concelho de Marvão e que tiveram de os abandonar em função da oferta que o Município então decidiu criar.

Recentemente, numa acção pública na Sociedade da Portagem, o Sr. Vereador José Manuel Pires, e o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de São Salvador de Aramenha Tomás Morgado, informavam os presentes, onde eu me incluía, que havia muita procura por parte de empresários para instalarem o seu negócio na Portagem, e que as instalações da Sociedade poderiam ser uma alternativa para fixar estes empresários, com intenção de instalar na Freguesia os seus negócios!

Pergunto ao executivo que gere os destinos de Marvão, porque é que este loteamento não tem um único Lote com afectação para comércio e serviços?

Se tivessem tido isto em atenção e fosse este um processo normal, São Salvador de Aramenha poderia ter condições de fixação desses empresários. Dou como exemplo a Caixa Agrícola que tanto queria fixar-se nesta zona, mas que por falta de condições teve de rumar à Portagem contribuindo assim para a dispersão de serviços. Não seria mais prático os habitantes da freguesia de São Salvador quando se deslocam à Sede de Freguesia terem seu alcance atendimento médico, bancário, social e outros serviços que surgiriam por acréscimo?

Caríssimos Marvanenses, neste dia 16 de Janeiro de 2016, resta-nos cantar os Parabéns pelo 10º aniversário desta “opção política prioritária” do consulado de Vítor Frutuoso e seus pares, que consumiu recursos avultados, mas sem qualquer resultado prático até à data.

Estes dirigentes/gestores públicos, podem cometer erros, como estes, de palmatória, contribuindo assim para decisões erradas do desenvolvimento do nosso concelho, sendo certo que, se fossem administradores de uma empresa privada, com estes resultados práticos, não estariam cá para soprar as velas.

Feliz Aniversário pois! Que para o ano contem mais um e, nós, cá estejamos para ver...

Fotos do Loteamento do Vaqueirinho em Janeiro de 2016





1 comentário: