terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Algumas razões para o MpT não ter aprovado o Orçamento Municipal de Marvão 2019 (3)


O Movimento Independente Marvão para Todos, divulga hoje, a 3ª razão de fundo pela qual decidimos não aprovar, em Assembleia Municipal, o Orçamento do município de Marvão para  2019 e as GOP 2019/2012, que se prende com algumas medidas estratégicas para um verdadeiro projecto de desenvolvimento económico para o concelho. 

3 – Desenvolvimento Económico

A questão do desenvolvimento económico, crucial para mitigar a diminuição de população do concelho, foi também abordada de forma central nas nossas propostas para o orçamento de 2019, nomeadamente em duas vertentes:

1) - Dinamização efetiva do GADE – Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento económico;

2) - Avançar com um processo de alteração profunda da imagem de base promocional de Marvão e consequente promoção turística estruturada, incluindo conteúdos, como por exemplo a promoção de uma rede organizada de percursos pedestres, bem como a certificação de produtos locais e da marca “Marvão”.

3.1 - Dinamização efetiva do GADE – Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento económico;

Efetivamente, em conjunto com as importantes e acertadas medidas da criação da Zona Industrial e do Ninho de Empresas, foi já implementado no concelho o “GADE (Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Económico), que pretende ser a estrutura do município de Marvão que tem por objectivo a promoção do desenvolvimento económico do concelho e um estímulo e reforço da sua base económica. Trata-se de um Gabinete vocacionado para o tecido empresarial, destinado a informar, dinamizar e estimular a cooperação entre os agentes económicos locais e destes com o exterior.”

No entanto, conforme verificámos durante o período de campanha eleitoral e, face às informações que nos vão chegando, a importante missão deste Gabinete está muito longe de se ver cumprida, pelo que a nossa proposta é que seja de facto “colocado a funcionar”, de acordo com a sua missão, alocando mais verbas/meios/mobilização do mesmo.

3.2 - Promoção da marca Marvão

Por outro lado, em 2010, o município avançou, do nosso ponto de vista acertadamente, com a intenção de criar uma imagem de marca forte, que o seu potencial facilmente suporta.

Afirmava-se então:

“O projecto de identidade e construção da marca «Marvão» aposta nos conceitos «Visitar, Viver e Empreender». São três verbos para posicionar Marvão como um produto turístico diferenciado, um espaço singular e autêntico de excelência natural e cultural, promover o bem-estar da população, o desenvolvimento sustentado da região e atrair novos moradores, bem como apresentar o Marvão como investimento seguro para novas actividades económicas. A marca vai ser usada para promover o reconhecimento e promoção do Parque Natural de São Mamede como uma mais-valia para o desenvolvimento socioeconómico da região. A proposta passa, também, pelo aumento da notoriedade e reconhecimento nacional e internacional dos valores patrimoniais (naturais e edificados) presentes no concelho, potenciar e captar a atenção de investidores, criando novas dinâmicas empreendedoras.”

Boa intenção! Contudo, julgamos que o processo começou logo mal, com uma escolha infeliz de imagem de base/logótipo e nunca teve o investimento, a energia e o foco adequados, pelo que não atingiu a dinâmica e os objetivos propostos.

Actual logótipo do município de Marvão


Não foi muito além de uma boa intenção…

Por isso, em reuniões que tivemos com o executivo desde 2017, propusemos um “reiniciar” eficaz deste processo, com o investimento necessário e, desde logo, com a substituição da referida imagem de base promocional (por especialistas, em parceria com quem sente Marvão) e consequente promoção turística estruturada, bem como a certificação de produtos e da marca “Marvão” propriamente dita.

Se há coisa que Marvão tem fortes são “imagens que marcam” (que podem, e devem, inspirar os especialistas), como por exemplo:

E, com uma imagem forte, há tantas formas (até pouco dispendiosas) de promover eficazmente, neste caso um território. 

Repare-se nos seguintes cinco exemplos (Alter, Arronches, Nisa, Mora e Voz Côa), em concelhos que, em nossa opinião, até nem têm a sorte de ter “matéria-prima” tão valiosa como a nossa…





Recentemente, em Maio de 2018, o município contratou uma empresa especialista, por ajuste directo no valor de 68.850,00 €, para trabalhar a comunicação da marca Marvão…

Contudo, a imagem de marca (fraquíssima) continua a mesma e as ações implementadas parecem ser pontuais e pouco estruturadas. Pelo menos, as vezes que questionámos o executivo na Assembleia Municipal sobre este tema não obtivemos respostas claras e esclarecedoras.

Em conclusão, não verificámos acolhimento destas propostas no Orçamento proposto para 2019, relacionadas com estas duas importantes vertentes para o fundamental desenvolvimento económico do nosso concelho.


O MpT, exige por isso, da parte do executivo, respostas  concretas e efectivas para estes problemas, e mantém uma total disponibilidade para discutir as melhores medidas para alcançar os objetivos propostos.

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