O Movimento Independente Marvão para Todos,
divulga hoje, a 3ª razão de fundo pela qual decidimos não aprovar, em
Assembleia Municipal, o Orçamento do município de Marvão para 2019 e as
GOP 2019/2012, que se prende com algumas medidas estratégicas para um verdadeiro projecto de desenvolvimento
económico para o concelho.
3
– Desenvolvimento Económico
A questão do desenvolvimento económico, crucial para
mitigar a diminuição de população do concelho, foi também abordada de forma
central nas nossas propostas para o orçamento de 2019, nomeadamente em duas
vertentes:
1) - Dinamização efetiva do GADE – Gabinete de Apoio ao
Desenvolvimento económico;
2) - Avançar com um processo de alteração profunda da
imagem de base promocional de Marvão e consequente promoção turística
estruturada, incluindo conteúdos, como por exemplo a promoção de uma rede organizada
de percursos pedestres, bem como a certificação de produtos locais e da marca
“Marvão”.
3.1 - Dinamização efetiva do GADE – Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento económico;
Efetivamente, em conjunto com as importantes e acertadas
medidas da criação da Zona Industrial e do Ninho de Empresas, foi já
implementado no concelho o “GADE
(Gabinete
de Apoio ao Desenvolvimento Económico), que pretende ser a estrutura do município de Marvão que tem por
objectivo a promoção do desenvolvimento económico do concelho e um estímulo e
reforço da sua base económica. Trata-se de um Gabinete vocacionado para o
tecido empresarial, destinado a informar, dinamizar e estimular a cooperação
entre os agentes económicos locais e destes com o exterior.”
No entanto, conforme verificámos durante o período de campanha
eleitoral e, face às informações que nos vão chegando, a importante missão
deste Gabinete está muito longe de se ver cumprida, pelo que a nossa proposta é
que seja de facto “colocado a funcionar”, de acordo com a sua missão, alocando mais verbas/meios/mobilização do mesmo.
3.2 - Promoção da marca Marvão
Por outro lado, em 2010, o município avançou, do nosso
ponto de vista acertadamente, com a intenção de criar uma imagem de marca forte,
que o seu potencial facilmente suporta.
Afirmava-se então:
“O projecto de identidade e construção
da marca «Marvão» aposta nos conceitos «Visitar, Viver e Empreender». São três
verbos para posicionar Marvão como um produto turístico diferenciado, um espaço
singular e autêntico de excelência natural e cultural, promover o bem-estar da
população, o desenvolvimento sustentado da região e atrair novos moradores, bem
como apresentar o Marvão como investimento seguro para novas actividades
económicas. A marca vai ser usada para promover o reconhecimento e promoção do Parque
Natural de São Mamede como uma mais-valia para o desenvolvimento socioeconómico
da região. A proposta passa, também, pelo aumento da notoriedade e
reconhecimento nacional e internacional dos valores patrimoniais (naturais e
edificados) presentes no concelho, potenciar e captar a atenção de
investidores, criando novas dinâmicas empreendedoras.”
Boa intenção! Contudo, julgamos que o processo começou
logo mal, com uma escolha infeliz de imagem de base/logótipo e nunca teve o investimento, a energia e o foco
adequados, pelo que não atingiu a dinâmica e os objetivos propostos.
Actual logótipo do município de Marvão
Não foi muito além de uma boa intenção…
Por isso, em reuniões que tivemos com o executivo desde 2017, propusemos um “reiniciar” eficaz deste
processo, com o investimento necessário e, desde logo, com a substituição da
referida imagem de base promocional (por especialistas, em parceria com quem
sente Marvão) e consequente promoção turística estruturada, bem como a
certificação de produtos e da marca “Marvão” propriamente dita.
Se há coisa que Marvão tem fortes são “imagens que marcam” (que
podem, e devem, inspirar os especialistas), como por exemplo:
E, com uma imagem forte, há tantas formas (até pouco
dispendiosas) de promover eficazmente, neste caso um território.
Repare-se nos
seguintes cinco exemplos (Alter, Arronches, Nisa, Mora e Voz Côa), em concelhos que, em nossa opinião, até nem têm a
sorte de ter “matéria-prima” tão valiosa como a nossa…
Recentemente, em Maio de 2018, o município contratou uma empresa especialista, por ajuste directo no valor de 68.850,00 €, para
trabalhar a comunicação da marca Marvão…
Contudo, a imagem de marca
(fraquíssima) continua a mesma e as ações implementadas parecem ser pontuais e
pouco estruturadas. Pelo menos, as vezes que questionámos o executivo na
Assembleia Municipal sobre este tema não obtivemos respostas claras e esclarecedoras.
Em conclusão, não verificámos acolhimento destas
propostas no Orçamento proposto para 2019, relacionadas com estas duas importantes vertentes para
o fundamental desenvolvimento económico do nosso concelho.
O MpT, exige por isso, da parte do executivo,
respostas concretas e efectivas para
estes problemas, e mantém uma total disponibilidade para discutir as melhores
medidas para alcançar os objetivos propostos.
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