quinta-feira, 25 de maio de 2017

Excerto da intervenção de Fernando Bonito Dias, cabeça de lista do Marvão para Todos à Assembleia Municipal de Marvão, em 6/5/201


Boa tarde, minhas senhoras e meus senhores. Quero agradecer a presença de todos vós nesta Apresentação do Movimento Independente “Marvão para Todos”. Acreditem, é uma presença muito importante!

Não sendo nós políticos de profissão, hoje, nesta apresentação, estamos aqui a realizar uma ação política! Porque, por vezes, envolve motivações e comportamentos menos dignos, a política origina em muitos sentimentos de repulsa; de afastamento. Contudo é importante lembrar que, vivendo nós em comunidade, é através da ação política que se tomam importantes decisões; importantes escolhas; na gestão da vida dessa mesma comunidade.

Se por causa desses comportamentos menos dignos aqueles que são pessoas livres, honestas e competentes se afastarem da política a quem ficarão entregues as tais escolhas? As tais decisões? Enfim, a gestão da comunidade. Da nossa comunidade! Da nossa terra! E, nesse cenário, a democracia sai defendida?

É, porventura, nesta reflexão que se baseia a primeira razão de aqui estarmos hoje, a apresentar uma candidatura independente às eleições autárquicas de Marvão.

(..)
No “Marvão para Todos” sentimos o confronto político que agora vivemos (e que culminará nas eleições de 1 de Outubro) como algo perfeitamente normal e saudável em democracia. Para nós, isto não é uma guerra, nem se trata de combates pessoais. Haverá, com certeza, gente de que gostamos em todas as listas; gente que consideramos; de quem somos amigos ou até familiares! Aproveito, desde já, para enviar um cumprimento cordial e democrático a todos os candidatos das outras listas. Há pessoas que estimo em todas elas!

(..)
Para a Assembleia Municipal (AM) apresentamos uma equipa que muito me orgulho de encabeçar!

(..)
Apresentamos gente com muita experiência autárquica e gente que estará nesta atividade pela primeira vez; apresentamos jovens e menos jovens; temos a comunidade estrangeira representada (comunidade que, pensamos, deve ser ouvida e acarinhada); enfim, apresentamos gente com diferentes sensibilidades.

(..)
E, acima de tudo, apresentamos gente com elevado sentido crítico. Gente capaz de “pensar pela sua cabeça” na defesa das melhores soluções para o seu concelho. Por isso, com o “Marvão para Todos” comprometemo-nos a defender uma AM com características completamente antagónicas à que temos tido nos últimos anos!

Com o Movimento Independente teremos, seguramente:

- Uma AM que procurará envolver a comunidade, realizando-se às 20.00h e, face à dispersão do concelho, realizando-se pelo menos uma vez por ano em cada uma das outras freguesias (Beirã, SAA e SSA).

- Uma AM em que os seus membros serão ativos, terão autonomia para apresentar as suas ideias e para votar, cada assunto, de acordo com a sua consciência.

- Uma AM transparente. Em que todos terão sempre oportunidade de se expressar; membros de todas e forças ali representas e o público, de acordo com o Regimento.

- Uma AM dominada e gerida pelos seus membros, de acordo com o Regimento, e não pelo poder executivo vigente.

Este é o meu compromisso! Este é o compromisso da Equipa da AM!


Nota: O discurso na integra pode ser lido aqui

1 comentário:

  1. A quem se interessar pela vida política do concelho de Marvão lêem na integra o discurso do Fernando Dias.

    Não é uma aula, não é uma cartilha, mas são aqui aqui ditas muitas coisas sérias e interessantes ou para levar a sério. Sobretudo porque são escritas e ditas por um homem sério e humilde, que não nascendo em berço de oiro, nem sequer como um privilegiado do concelho, subiu a pulso os degraus da vida e, é nos dias de hoje, um técnico respeitado não só em Marvão mas no distrito.

    Um marvanense apaixonado pela sua terra, um candidato que todos as outras forças políticas gostariam de ter por isso todos o têm convidado. Mas é no Marvão para Todos que ele quis estar.

    Não tenham dúvidas que seria um exemplar Presidente da Assembleia Municipal de Marvão.

    ResponderEliminar