segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Tomada de posse dos órgãos autárquicos da freguesia de São Salvador da Aramenha para o período 2017-2021


Teve lugar ontem, dia 15 de Outubro, na Sede da Junta de Freguesia de SS da Aramenha, a tomada de posse da Junta de Freguesia e da Assembleia Municipal.

Com base nos resultados das eleições do passado dia 1 de Outubro, tomaram ontem posse os 9 elementos eleitos para a Assembleia de Freguesia que ficou assim representada:

- 4 elementos do Partido Socialista (António Bonacho, Luís Gaspar, Manuel Anacleto e Sara Isidoro);
- 2 elementos da Coligação CDS – PPM “Viver Marvão” (Júlia Pires e João José Trindade);
- 2 elementos do Partido Social Democrata (José Luís Pinheiro e António Tavares);
- 1 elemento do Movimento Independente – Marvão para Todos (João Bugalhão);

De seguida tomou posse como Presidente da Junta de Freguesia, António Bonacho, cabeça de lista do Partido Socialista (enquanto partido mais votado em 1 de Outubro), sucedendo a 12 anos de presidência de Tomás Morgado.

Logo de seguida teve lugar uma Assembleia de Freguesia e procedeu-se à eleição, por voto secreto, dos 2 Vogais que irão acompanhar António Bonacho no executivo da Junta. Foram eleitos em Lista única, sob proposta do Presidente da Junta, Luís Gaspar e Manuel Anacleto (com 7 votos a favor e dois votos em branco), ambos em representação do Partido Socialista, que serão, respectivamente, Secretário e Tesoureiro desse órgão executivo.


Executivo da Junta de Freguesia: Luís Gaspar (Secretário); António Bonacho (Presidente); e Manuel Anacleto (Tesoureiro)

Procedeu-se de seguida à substituição, na Assembleia de Freguesia, dos 3 membros que saíram para o órgão executivo sendo representantes do Partido Socialista: José Mateus Andrade, Susana Fernandes e Marco Simão.

Com o órgão executivo eleito (Junta) e o órgão deliberativo completo (Assembleia), procedeu-se por último à eleição da Mesa da Assembleia de Freguesia. Foi apresentada uma Lista única que propôs para Presidente João Bugalhão do Movimento Independente – Marvão para Todos; e duas Secretárias: Sara Isidoro e Susana Fernandes, ambas em representação do Partido Socialista. A Mesa da Assembleia foi eleita, por voto secreto, com 7 votos a favor e 2 votos em branco.


Mesa da Assembleia de Freguesia: Sara Isidoro (1ª Secretária); João Bugalhão (Presidente); e Susana Fernandes (2ª Secretária)

A eleição desta Mesa com representantes de duas forças políticas resultou do diálogo e entendimento entre as duas formações, já que o Partido Socialista não tinha maioria absoluta na Assembleia. Não existindo qualquer acordo específico ou exigências de cargos, existe um compromisso por parte do representante do Marvão para Todos de contribuir, de uma forma activa e responsável, para a governação do órgão executivo de acordo com o programa eleitoral apresentado; em contrapartida, foi reconhecido pelo Partido Socialista que João Bugalhão coadjuvado pelas respectivas Secretárias, poderá desempenhar com facilidade o cargo de Presidente devido à sua experiência de participação em várias Assembleias Municipais.

A todos o Marvão para Todos deseja as maiores felicidades no desempenho dos respectivos cargos em prol da Freguesia de São Salvador da Aramenha.          



1 comentário:

  1. Parabéns ao novo Executivo e à nova Assembleia, da freguesia de SS da Aramenha. A verdadeira democracia de compromissos e entendimentos a funcionar.

    ResponderEliminar