quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Um pequeno custo para o município, uma grande ajuda às instituições de apoio social.


A vereação da Câmara Municipal de Marvão, por proposta do presidente, aprovou ontem por unanimidade em reunião de câmara, os apoios financeiros a conceder às instituições de apoio social do concelho. Esta, entre outras, foi uma das propostas do MpT que, ao não serem cumpridas, levaram a votarmos contra o orçamento de 2019 e as GOP 2019/2022

Com base em alguns critérios, acerca do desempenho de cada uma das instituições, os montantes aprovados encontram-se plasmados no Quadro que apresentamos de seguida, e que atingiram o montante total de 71 848 euros, sendo cerca de 42 000 para apoiar investimentos e cerca de 30 000 euros para ajudar em despesas de funcionamento.

Um pequeno custo para o município, uma grande ajuda às instituições de apoio social, que assim veem repor os valores médios dos últimos anos. 





Esta situação foi considerada determinante, por parte o Movimento Independente Marvão para Todos, nas negociações sobre a aprovação do Orçamento 2019, por considerarmos que estas Instituições desenvolvem uma ação fundamental no apoio às pessoas mais idosas e são peça importante na economia do concelho por serem as entidades que mais marvanenses empregam. Consideramos, por isso, ser da mais elementar justiça o reconhecimento e apoio por parte do município de Marvão.

Possivelmente, muitos tentarão agora chamar a si os louros desta tomada decisão, mas poucos foram aqueles que se bateram por ela colocando-a nos topo das suas prioridades. O MpT considera que fez tudo o que estava ao seu alcance, de acordo com o pouco poder que temos.

Reconhecemos, nesta decisão, o mérito do Presidente da Câmara Luís Vitorino, ao ceder nesta proposta, tornando possível a sua operacionalização. Finalmente, desejamos que as instituições saibam utilizar com eficiência esta pequena, mas justa contribuição dos marvanenses.

Este foi um primeiro passo, falta encetar o resto da caminhada para 2019. O MpT está disponível...    

Sem comentários:

Enviar um comentário