quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Um exemplo de transparência que deveria ser adoptado pelo município de Marvão


Um dos princípios pelo que o Movimento Independente - Marvão para Todos se quer bater no exercício de funções da Câmara Municipal de Marvão é o da - Transparência.

Nesse sentido, uma das propostas que fizemos ao executivo, a ser incluída como prática a utilizar na adjudicação de Obras por ajuste directo superiores a 40 000 euros, era a consulta de pelo menos 3 Empresas de confiança e, sempre que possível, sediadas no concelho de Marvão. Tal proposta, assim como as restantes, não mereceu até a presente data, qualquer resposta por parte do executivo.

Para demonstrarmos que essa não é uma prática do “outro mundo”, aqui publicamos hoje, um exemplo (obras de reabilitação no mercado municipal por “ajuste directo”), do nosso vizinho município de Castelo de Vide.

Esperemos que, pela proximidade, possa existir algum contágio.       




quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Movimento Independente - Marvão para Todos vota contra o Orçamento para 2018 e as Grandes Opções do Plano 2018/2021 apresentadas pelo Município de Marvão


Teve lugar ontem, dia 20 de Dezembro, uma Assembleia Extraordinária Municipal de Marvão, para debate e aprovação do Orçamento para 2018 e as Grandes Opções do Plano 2018/2021.

Os documentos foram aprovados apenas com 6 votos favoráveis da bancada do PSD. Tendo votado contra os 5 eleitos do “Marvão para Todos” (2) e da coligação “Viver Marvão” (3). Os 8 eleitos do Partido Socialista abstiveram-se e, assim, acabaram a viabilizar a aprovação dos Documentos.

O Movimento Independente - Marvão para Todos, informa todos os marvanenses que o sentido do seu voto contra se fundamenta em duas principais razões:
  
1 - Em primeiro lugar, por as medidas apresentadas nestes Documentos, serem meras propostas de continuidade de projectos do mandato anterior; incidindo praticamente numa política de gestão corrente; sem que vislumbre qualquer projecto ou visão estruturante para desenvolvimento do concelho, que o tire do marasmo em que se encontra e que o faça emergir como comunidade  de potencialidades e características únicas no Norte Alentejo e que se pretende como Património Mundial;

2 – Em segundo lugar, o comportamento inadmissível de um Presidente de executivo minoritário, que nos convocou para uma Reunião (para cumprimento obrigatório da Lei do direito de Oposição), onde nos revelou, verbalmente, até ter simpatia e concordância com algumas das propostas do nosso Programa Eleitoral, bem como a nossa postura; onde houve um comprometimento da nossa parte de, no dia seguinte, lhe enviarmos algumas das nossas ideias e propostas (publicadas aqui) que considerávamos essenciais para votarmos favoravelmente os Documentos. Mas, das quais até hoje, o Presidente não se dignou sequer acusar a sua recepção, quanto mais incluir alguma nas GOP ou Orçamento!

Perante este comportamento de falta de transparência, respeito pelas regras e de déficit democrático do executivo e do seu Presidente (que continuou durante toda a Assembleia), princípios fundamentais do Marvão para Todos, não nos restou outra possibilidade, por uma questão de éctica e coerência, do que votar contra.

Informamos ainda, que esta nossa postura "não é de ser do contra..., por ser do contra", que no futuro analisaremos todas as propostas e votaremos de acordo com a avaliação que delas fizermos. Por isso, apelamos aqui publicamente, mais uma vez, ao Presidente e Vice-Presidente da Câmara, que se quiserem contar com o Marvão para Todos para contribuir para o enriquecimento da governação, terão que mudar, sobretudo, de postura e comportamento, e respeitar todos igual.  

Aqui fica a Declaração de Voto apresentada pelos nossos representantes na Assembleia Municipal.

   



sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Propostas do Marvão para Todos a incluir nas GOP 2018/2021 e Orçamento 2018 do Município de Marvão


Ao abrigo do disposto da Lei nº 24/98 de 26 Maio – Estatuto do Direito de Oposição o Movimento Independente  Marvão para Todos reuniu no passado dia 6 de Dezembro com os Vereadores do executivo em regime de permanência da Câmara Municipal de Marvão (CM), com a finalidade de sermos ouvidos sobre as GOP 2018/2021 e Orçamento 2018 do Município de Marvão.

Estiveram presentes pela CM o Presidente e Vice-Presidente, respectivamente, Luís Vitorino e Luís Costa; e pelo MpT Fernando Dias, Nuno Pires, Teresa Simão e João Bugalhão.

Os elementos do MpT reconheceram, junto dos Vereadores em exercício, que quem ganha as eleições deve governar e reconheceram ainda, aos Vereadores eleitos pelo PSD, toda a legitimidade para o fazerem. Questionaram, no entanto, se foi promovida alguma aproximação ou negociação com as outras forças políticas representadas na Câmara Municipal, com a finalidade de se encontrar uma solução maioritária e mais estável de governação; sendo a resposta negativa, isto é, que essa situação não foi tentada e que a opção é a de governar em minoria;

Depois de uma alargada troca de informações acerca da actividade municipal, no que se refere às GOP e Orçamento 2018, o Marvão para Todos apresentou as seguintes propostas a integrar nesses documento previsionais: 



·     Execução, em 2018, de um estudo abrangente sobre a situação da rede de esgotos, que apresente o diagnóstico de situação global do concelho.

·  Implementação de um plano de acção global, a desenvolver durante o mandato, que solucione os problemas detectados no estudo sobre a situação da rede de esgotos do concelho.

·   Investimento na vigilância, e reparação atempada de avarias, dos pontos de fornecimento público de água, com a finalidade de evitar desperdícios.

·  Investimento na colaboração entre os Sapadores Florestais e os Bombeiros Voluntários de Marvão, através de Plano Integrado/Protocolo que englobe actividades de prevenção e combate aos fogos.

·  Implementação de um sistema periódico de transporte dos munícipes mais idosos e carenciados das diversas freguesias para os centros de comércio e serviços do concelho.

·   Desenvolvimento de uma estrutura camarária que promova e coordene o diálogo e a cooperação entre as várias instituições de apoio social existentes no concelho; e contratação, por avença, de técnicos para colmatar necessidades dos utentes dessas instituições, partilhando os serviços destes pelas mesmas.

· Investimento/dinamização do Gabinete de Apoio aos empresários, associações e agricultores; para apoio diversificado, apoio à elaboração de candidaturas aos fundos disponíveis e dinamização do Ninho de Empresas e Zona Industrial.

·  Investimento na marca “Marvão”, na promoção turística e em infra-estruturas ligadas ao turismo de natureza, como seja, por exemplo, uma rede organizada de percursos pedestres temáticos e para BTT.

·    Formalização da obrigatoriedade de consultar pelo menos três empresas (de preferência do concelho) nas adjudicações por “Ajuste Directo” superiores a €40.000,00. Nas obras com custo inferior a esse montante, sempre que haja resposta no concelho, implementar a obrigatoriedade de consultar todas as empresas que disponibilizem a oferta adequada. Publicitar estes procedimentos.

·    Adquirir os consumíveis necessários ao município a fornecedores do concelho de Marvão, sempre que exista oferta no mesmo.

·  Atribuição de passes sociais gratuitos a todos os alunos residentes no concelho que frequentem o ensino secundário.

·  Reforço na atribuição de bolsas de estudo aos alunos que frequentem o ensino superior, com diferenciação relativamente à distância em que forem colocados.

·  Investimento, através de protocolo de longo prazo ou outro mecanismo adequado, na transformação do edifício sede do GDA, criando um espaço multiusos municipal para fins culturais, recreativos e outros.

· Desenvolvimento de uma política desportiva municipal estruturada, que incentive a população (sobretudo os jovens) à prática do desporto, através de maior apoio às associações do sector, consubstanciado, por exemplo, na disponibilização de técnicos encartados.

·   Criação de uma “oficina” de português para estrangeiros a residir no concelho de Marvão.


Marvão, 06 de Dezembro de 2017

O Movimento Independente “Marvão para Todos”

sábado, 18 de novembro de 2017

Assembleia Municipal em Santo António das Areias no dia 24 de Novembro


A descentralização das Assembleias Municipais, assim como a mudança de horário para as 20 horas, eram também propostas do programa eleitoral do Marvão para Todos, por isso saudamos a iniciativa do novo Presidente da Assembleia Municipal por esta iniciativa.

Esta é, sem dúvida, uma das formas de levar a política autárquica junto dos munícipes. Da última vez que se utilizou este formato, com o então Presidente Carlos Sequeira, as Sessões tiveram sempre casa cheia, esperemos que agora tal volte a acontecer e que os munícipes não se limitem apenas a assistir, mas que sejam parte activa na discussão dos problemas que os afectam, pois para tal, existirá no final, um Período dedicado à intervenção do público.

Aqui fica a Ordem de Trabalhos:



domingo, 22 de outubro de 2017

1ª Reunião de Câmara Municipal de Marvão do mandato 2017/2021


Terá lugar amanhã, dia 23 de Outubro, no Salão Nobre da Câmara Municipal, a 1ª Reunião presidida pelo novo Presidente eleito Luís Vitorino.

Em baixo publicamos a Ordem de Trabalhos, de onde ressalta a informação da nomeação do cargo de Chefe de Gabinete do Presidente. 

Como é do conhecimento geral, essa nomeação recaiu em Vítor Frutuoso, ex-presidente da Câmara e candidato não eleito nas últimas eleições.  




quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Membros do Marvão para Todos tomam posse nos órgãos municipais do concelho de Marvão para o período 2017/2021


No passado dia 16 de Outubro,  na presença da Presidente cessante Hermelinda Carlos, tomaram posse dos cargos Fernando Bonito Dias e Nuno Pires, eleitos nas listas do "Movimento Independente - Marvão para Todos" à Assembleia Municipal, em cerimónia que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Marvão.






A Assembleia Municipal é constituída por 15 membros eleitos directamente, tendo a actual que saiu das eleições de 1 de Outubro, a seguinte constituição:

- 5 Membros do Partido Socialista

- 5 Membros do Partido Social Democrata

- 3 Membros da coligação CDS – PPM “ Viver Marvão”

- 2 Membros do Movimento Independente – Marvão para Todos

Juntam-se a estes 15 eleitos directamente os 4 Presidentes das Juntas de Freguesia, perfazendo na totalidade 19 Membros.


Nesta data foi também eleita a Mesa da Assembleia composta pelo Presidente Jorge Marques (PS) acompanhado dos secretários Natércia Fernandes e Gil Fernandes.



Durante a Assembleia tomou ainda posse a nova Vereação composta por:

- Luís Vitorino e Luís Costa (PSD)

- Jorge Rosado (PS)

- José Manuel Pires (Coligação CDS – PPM “ Viver Marvão”)

Não esteve presente Madalena Tavares (PS), que tomará posse posteriormente.



Luís Vitorino é o novo Presidente da Câmara Municipal de Marvão




A todos os empossados o Marvão para Todos deseja o melhor desempenho.


segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Tomada de posse dos órgãos autárquicos da freguesia de São Salvador da Aramenha para o período 2017-2021


Teve lugar ontem, dia 15 de Outubro, na Sede da Junta de Freguesia de SS da Aramenha, a tomada de posse da Junta de Freguesia e da Assembleia Municipal.

Com base nos resultados das eleições do passado dia 1 de Outubro, tomaram ontem posse os 9 elementos eleitos para a Assembleia de Freguesia que ficou assim representada:

- 4 elementos do Partido Socialista (António Bonacho, Luís Gaspar, Manuel Anacleto e Sara Isidoro);
- 2 elementos da Coligação CDS – PPM “Viver Marvão” (Júlia Pires e João José Trindade);
- 2 elementos do Partido Social Democrata (José Luís Pinheiro e António Tavares);
- 1 elemento do Movimento Independente – Marvão para Todos (João Bugalhão);

De seguida tomou posse como Presidente da Junta de Freguesia, António Bonacho, cabeça de lista do Partido Socialista (enquanto partido mais votado em 1 de Outubro), sucedendo a 12 anos de presidência de Tomás Morgado.

Logo de seguida teve lugar uma Assembleia de Freguesia e procedeu-se à eleição, por voto secreto, dos 2 Vogais que irão acompanhar António Bonacho no executivo da Junta. Foram eleitos em Lista única, sob proposta do Presidente da Junta, Luís Gaspar e Manuel Anacleto (com 7 votos a favor e dois votos em branco), ambos em representação do Partido Socialista, que serão, respectivamente, Secretário e Tesoureiro desse órgão executivo.


Executivo da Junta de Freguesia: Luís Gaspar (Secretário); António Bonacho (Presidente); e Manuel Anacleto (Tesoureiro)

Procedeu-se de seguida à substituição, na Assembleia de Freguesia, dos 3 membros que saíram para o órgão executivo sendo representantes do Partido Socialista: José Mateus Andrade, Susana Fernandes e Marco Simão.

Com o órgão executivo eleito (Junta) e o órgão deliberativo completo (Assembleia), procedeu-se por último à eleição da Mesa da Assembleia de Freguesia. Foi apresentada uma Lista única que propôs para Presidente João Bugalhão do Movimento Independente – Marvão para Todos; e duas Secretárias: Sara Isidoro e Susana Fernandes, ambas em representação do Partido Socialista. A Mesa da Assembleia foi eleita, por voto secreto, com 7 votos a favor e 2 votos em branco.


Mesa da Assembleia de Freguesia: Sara Isidoro (1ª Secretária); João Bugalhão (Presidente); e Susana Fernandes (2ª Secretária)

A eleição desta Mesa com representantes de duas forças políticas resultou do diálogo e entendimento entre as duas formações, já que o Partido Socialista não tinha maioria absoluta na Assembleia. Não existindo qualquer acordo específico ou exigências de cargos, existe um compromisso por parte do representante do Marvão para Todos de contribuir, de uma forma activa e responsável, para a governação do órgão executivo de acordo com o programa eleitoral apresentado; em contrapartida, foi reconhecido pelo Partido Socialista que João Bugalhão coadjuvado pelas respectivas Secretárias, poderá desempenhar com facilidade o cargo de Presidente devido à sua experiência de participação em várias Assembleias Municipais.

A todos o Marvão para Todos deseja as maiores felicidades no desempenho dos respectivos cargos em prol da Freguesia de São Salvador da Aramenha.          



quarta-feira, 11 de outubro de 2017

“Valeu a pena? Tudo vale a pena/ Se a alma não é pequena.”

Por Teresa Simão

Passado o período quente das eleições, é tempo de continuar a refletir sobre o trabalho desenvolvido pelo Movimento Independente Marvão para Todos até ao momento e os desafios que tem pela frente.

Mais uma vez, agradecemos profundamente a todos aqueles que contribuíram para o sucesso deste projeto, nomeadamente: coordenadores do Marvão para Todos, membros das seis listas candidatas às Autárquicas de Marvão 2017, marvanenses que aceitaram assinar a nossa candidatura independente e os cerca de 300 eleitores que confiaram em nós e viram neste projeto uma garantia de futuro, uma luz ao fundo do túnel.

Sim, fomos realmente ousados e corajosos!

Quando as diversas forças políticas tudo tentaram para nos destruir e nos levar a desistir de seguir o nosso rumo, de forma honesta e transparente, a nossa resiliência foi notória e continuámos sempre a caminhar, de cabeça erguida, em defesa de um projeto de futuro para o nosso concelho. Por isso, o chegarmos até este momento já constituiu uma grande vitória!

Sem orçamentos chorudos, sem máquinas partidárias, sem enganar a população com falsas promessas, sem intimidar ninguém, fomos trilhando um caminho assente na seriedade e no trabalho em equipa, sempre reforçado com a amizade e o companheirismo que entretanto se gerou entre todos os membros do Marvão para Todos, e assim conseguimos eleger elementos para três órgãos autárquicos – Assembleia Municipal, Assembleia de Freguesia de S. António das Areias e Assembleia de Freguesia de S. Salvador da Aramenha. Tínhamos equipas para chegar muito mais longe, assim não quiseram os marvanenses…

Entretanto, desejamos aos candidatos eleitos pelos diversos partidos políticos sucesso no desempenho da missão a que se propuseram, pois o seu sucesso será também o de todos os marvanenses.

No caso do Marvão para Todos, não temos a menor dúvida de que os nossos companheiros Fernando Bonito Dias, Nuno Pires, Francisco Nunes e João Bugalhão honrarão o voto de confiança dado pelos eleitores e terão um papel ativo e construtivo nos órgãos a que pertencerão, contando sempre com o trabalho conjunto dos restantes membros do MpT, pois a equipa mantém-se unida e coesa.

No futuro, continuaremos a debater-nos por uma governação mais transparente, menos sectária, um maior exercício da democracia e um cumprimento das promessas eleitorais apresentadas durante a campanha, sempre com vista a promover a melhor qualidade de vida dos munícipes e a contribuir para um maior desenvolvimento do nosso concelho.

Um bom trabalho na oposição mostrará a quem em nós votou que valeu a pena e levará aqueles que não tiveram essa coragem a refletir se, efetivamente, terão feito a escolha mais acertada…

Em outubro de 2017 começa o trabalho de preparação para as eleições autárquicas de 2021. Esperamos nessa altura contar com todos os que atualmente apoiam este projeto e, até lá, mobilizar mais marvanenses para esta alternativa de futuro. Há que trabalhar e seguir os conselhos do mestre Pessoa:

“Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.”

(in Mensagem, F. Pessoa)


sexta-feira, 6 de outubro de 2017

“Marvão para Todos”… uma semente!

Por
Fernando Bonito Dias


Desde a primeira reunião, em 14/11/2014, até o “Marvão para Todos” se apresentar a eleições um longo caminho foi percorrido. Muitas foram as atitudes e dinâmicas que definiram este percurso, o qual culminou na criação de um Movimento Independente que se apresentou a eleições.

Só com muito trabalho, dedicação, persistência e competência foi possível levar o Movimento Independente a eleições, bem como criar a identidade e a consistência do projeto que levou a que cerca de três centenas de pessoas nos confiassem o seu voto.

Apresentámos os nossos compromissos e propostas no programa eleitoral. No entanto, a principal mudança que pretendemos preconizar assentou na promoção de um ambiente mais democrático, com políticas focadas nas pessoas, desenvolvidas para todos, e cumprimento rigoroso da lei. Parece pouco? Em Marvão é muito!

Partimos do zero. Sem meios, sem apoios, sem partido político… sem nada. Apenas com as nossas fortes convicções, valores e competências. Mal comparado, é como uma empresa surgir de novo num certo mercado, onde há marcas fortes instaladas, sem meios para desenvolver o seu marketing...

Nestas difíceis condições concorremos a todos os órgãos e conseguimos cerca de 13% da “quota de mercado”, a qual representa 40% da quota de mercado do “produto” mais vendido. Podendo alguns de nós alimentar a “secreta” expectativa de um resultado bem mais robusto, temos que nos orgulhar daquilo que atingimos!

Pena foi não termos conseguido eleger a nossa candidata à câmara. Foi por pouco. A Professora Teresa Simão tem a formação, a capacidade de trabalho, a competência e os valores que muita falta fazem à vereação de Marvão. Foi sempre um dos elementos mais empenhados neste projeto e, após ter aceite o desafio de o liderar, foi, com a sua competência, capacidade de mobilização, conhecimento do concelho, garra e persistência, o elemento vital para levamos o barco a bom porto.

Face ao “fim de ciclo” e à desintegração do executivo anterior, viveram-se meses intensos antes das eleições, com a governação e as máquinas partidárias a não pouparem esforços…

O “Marvão para Todos” fez questão de desenvolver uma campanha limpa: Não fez ataques pessoais; não se escudou na hipocrisia; não pressionou ninguém para fazer parte das listas; não pressionou, nem transportou idosos no dia das eleições; não votou por idosos através de atestado médico; nem promoveu alterações de morada de última hora, etc, etc. Se o fizesse não estaria a agir de acordo com os valores que anunciou.

Sabemos que algures no futuro os munícipes não aceitarão que os eleitos governem apenas na defesa dos interesses de alguns, perseguindo os outros; que os eleitos se aproveitem da sua condição para “se servir” em vez de “servir”; e que nas campanhas e eleições valha tudo…

Nós queremos contribuir para a construção desse futuro.

O “Marvão para Todos” apresentou um programa assente em dois eixos fundamentais: 

- Melhoria das condições de vida dos marvanenses; 

- E promoção do desenvolvimento económico, através do elevado potencial de Marvão.

Inserido no primeiro eixo, pude verificar durante a campanha um problema premente. Há um número elevadíssimo de idosos dispersos pelo concelho, a viver isolados e com necessidades várias. Uma das medidas que preconizámos, referente à mobilidade, ia no sentido de os apoiar… Muito trabalho há para desenvolver nesta área. Assim os idosos sejam alvos de atenção durante todo o mandato semelhante à que têm no período eleitoral e no dia das eleições!

Para mim foi uma experiência compensadora a participação neste projeto e nestas eleições. Fiquei a conhecer ainda melhor o concelho, aprofundei conhecimentos e amizades e conheci outras pessoas, sobretudo da zona sul, que se revelaram extraordinárias.

Como referi na apresentação da candidatura, há gente capaz e idónea em todos os quadrantes políticos. Pessoas com quem se pode discutir as várias temáticas, com respeito mútuo, pois essas discussões, pelo menos para mim, nada têm de pessoal.

Os eleitos do “Marvão para Todos” vamos esforçar-nos para cumprir o que prometemos: 

- Defender o cumprimento da lei; 
- Democratização e uma melhor gestão do concelho; 
- Tratamento de todos o marvanenses de igual forma. 

Para ajudarmos a geminar a semente agora lançada…

Oxalá todos os eleitos, independentemente da força que representam, direcionem os seus esforços em prol de todos os marvanenses e da democratização do concelho. Assim atingiríamos o tal futuro mais rapidamente.


domingo, 24 de setembro de 2017

Programa Eleitoral e Candidatos (9)


Aqui deixamos hoje as mensagens dos nossos mandatários:

- Para as pessoas Adultas: João Manuel Lança
- Para os Jovens: Ana Margarida Garção
- Para as pessoas Idosas: Manuel Dias


sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Programa Eleitoral e Candidatos (8)


O Marvão para Todos apresenta hoje a sua última lista aos órgãos autárquicos do concelho de Marvão, chega hoje a vez da lista de Propostas e Candidatos à freguesia de São Salvador da Aramenha.


Aqui fica, bem como todas as outras, para apreciação de todos os marvanenses. Para todos aqueles que, no dia 1 de Outubro, acreditem em nós e nas nossas propostas, fica desde já o nosso obrigado.




Programa Eleitoral para a Freguesia de São Salvador da Aramenha


Ouvir – Programar – Fazer


Ideias e propostas gerais:

- Articulação permanente com a C.M. de Marvão, a fim de favorecer o bem-estar de toda a população da freguesia;

- Manutenção dos postos de trabalho e criação de novos, através da dinamização de projetos e colaboração com o Centro de Emprego de Portalegre;

- Gestão, manutenção e animação dos espaços públicos da freguesia;

- Colaboração com a C.M. na limpeza e manutenção das fontes e dos caminhos rurais da freguesia;

- Colaboração e apoio a todas as instituições e associações da freguesia;

- Fazer orçamentos equilibrados e manter as contas em dia com todos os colaboradores e fornecedores;


Propostas Específicas:

- Criar e organizar anualmente o “Dia da Freguesia”, enquanto data de união e convívio entre todos os naturais, habitantes e simpatizantes da freguesia;

- Concretizar a legalização para património da Junta do edifício da Sede de Freguesia;

- Colaborar e liderar o processo de legalização de propriedade dos terrenos geridos pela Comissão de Festas dos Alvarrões;

- Fomentar a criação de uma Associação de Operadores da Restauração e Hotelaria da freguesia, com vista a potenciar o turismo;

- Dinamizar as noites de verão da Portagem com programas culturais e de convívio;

- Melhorar a sinalização rodoviária na Portagem e em São Salvador no que toca a limitação de velocidade automóvel e protecção de peões;

- Melhorar a gestão das instalações do Centro de Lazer da Portagem e de forma a proporcionar melhores condições de utilização;

- Melhorar o piso das calçadas do Porto da Espada;

- Participar com o município numa solução para o problema do túnel das árvores fechadas e das caleiras da Escusa;  

- Apoiar e colaborar com as comissões de festas tradicionais;

- Criar medidas para incentivar e premiar a natalidade, nomeadamente a melhoria do “cabaz do bebé” para recém-nascidos da freguesia;

- Promover e organizar um concurso anual de prova de vinhos;

- Dinamizar a Sociedade da Portagem em colaboração com a Direcção: por exemplo, recriando os antigos bailes;

- Organizar anualmente o festival de acordeonistas na Portagem;

- Organizar anualmente a tradicional "matança do porco" com lucros a reverter para as Instituições Sociais da freguesia;

- Organizar anualmente uma feira de produtos artesanais e regionais, alternando por todas as localidades da freguesia (São Salvador, Escusa, Porto da Espada e Alvarrões);

- Colaborar com o Município de Marvão na gestão do parqueamento automóvel na Portagem e restantes espaços públicos.



Programa Eleitoral e Candidatos (7)


 Na sequência da apresentação dos Candidatos e do Programa Eleitoral, o Marvão para Todos apresenta hoje a sua Candidatura à Assembleia Freguesia de Santa Maria de Marvão.



Ideias e propostas gerais

- Articular permanentemente a atividade com a câmara municipal, a fim de favorecer o bem-estar de toda a população das freguesias;

- Garantir a limpeza e manutenção atempada das ruas, caminhos rurais e fontanários;

- Criar e celebrar o Dia da Freguesia;

- Incentivar a natalidade e apoiar os recém-nascidos nas freguesias;

- Gerir, manter e animar os espaços públicos;

- Colaborar com todas as instituições, associações e comissões de festas da freguesia;

- Organizar as tradicionais matanças do porco, com lucros a reverter para as instituições sociais locais.

Propostas Específicas

- Animar diversos pontos turísticos de Marvão através de concertos e espetáculos de teatro amador;

- Colaborar com o associativismo jovem na dinamização da vila;

- Requalificar o parque infantil do Bairro da Fronteira;

- Implementar um roteiro turístico, com circuito de manutenção, desde a calçada de Marvão até à Portagem;


- Desenvolver um roteiro turístico, com circuito de manutenção, na raia (Galegos).

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Programa Eleitoral e Candidatos (6)


Na sequência da apresentação dos Candidatos e do Programa Eleitoral, o Marvão para Todos apresenta hoje a sua Candidatura à Assembleia Freguesia de Beirã. 



Propostas a desenvolver pela Junta de Freguesia de Beirã


Ideias e propostas gerais

- Articular permanentemente a atividade com a câmara municipal, a fim de favorecer o bem-estar de toda a população das freguesias;

- Garantir a limpeza e manutenção atempada das ruas, caminhos rurais e fontanários;

- Criar e celebrar o Dia da Freguesia;

- Incentivar a natalidade e apoiar os recém-nascidos nas freguesias;

- Gerir, manter e animar os espaços públicos;

- Colaborar com todas as instituições, associações e comissões de festas da freguesia;

- Organizar as tradicionais matanças do porco, com lucros a reverter para as instituições sociais locais.


Propostas Específicas

- Construir parques infantis nos Barretos e na Beirã;

- Solicitar a instalação de uma caixa multibanco na sede da junta de freguesia.

- Requalificar a área envolvente ao Centro Cultural dos Barretos;

- Dinamizar o edifício da antiga escola da Beirã;

- Requalificar a zona de lazer junto à margem do rio Sever nas Amendoeiras e na Retorta.



Programa Eleitoral e Candidatos (5)


O Marvão para Todos apresenta hoje os seus candidatos à Assembleia de Freguesia de Santo António das Areias, bem o conjunto de propostas a que nos comprometemos executar.


Propostas a desenvolver pela Junta de Freguesia de Santo António das Areias

Ideias e propostas gerais

- Articular permanentemente a atividade com a câmara municipal, a fim de favorecer o bem-estar de toda a população das freguesias;

- Garantir a limpeza e manutenção atempada das ruas, caminhos rurais e fontanários;

- Criar e celebrar o Dia da Freguesia;

- Incentivar a natalidade e apoiar os recém-nascidos nas freguesias;

- Gerir, manter e animar os espaços públicos;

- Colaborar com todas as instituições, associações e comissões de festas da freguesia;
- Organizar as tradicionais matanças do porco, com lucros a reverter para as instituições sociais locais.

Propostas específicas:

- Construir um telheiro e acesso para pessoas com mobilidade reduzida na Casa Mortuária;

- Implementar roteiros de choças e fornos comunitários;

- Colaborar na organização das marchas populares;

- Contribuir, durante um ano, com 100,00€ da remuneração do presidente da junta para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Marvão.